DIRETORIA
HISTÓRICO
ATIVIDADES
ASSOCIE-SE
ESTATUTO E     REGIMENTO
 
HISTÓRICO

Olympic Club foi fundado no dia 25 de Julho de 1915, à Rua XV de Novembro, nº. 67, este nome surgiu da idéia de que fosse copiada a marca de uma bola de fabricação inglesa “OLYMPIC” o que foi aprovado surgindo daí o “OLYMPIC CLUB”.

Seu primeiro presidente foi o coronel do exército Antônio de Queiroz que, como professor do Colégio Militar de Barbacena, conseguiu que a equipe utilizasse as dependências esportivas daquela Instituição. O primeiro jogo ocorreu em 10 de Agosto de 1915, uma vitória por 4x1 sobre a Seleção do Colégio Militar.

Em 1921, o clube começou a utilizar o campo de Santa Tereza, alugado ao Sr. Orlando Piergentille, que foi finalmente adquirido entre 1929 e 1930, em uma compra parcelada.

Em 1928, o Clube Atlético Mineiro se reforçou com alguns jogadores do Olympic: Jairo, Said e Mário de Castro. Na mesma época brilharam craques como Francisco de Almeida Dutra (Francisquinho Dutra), os irmãos Edson e Rosalvo.

O Olympic tem as cores azul e branca e seu grande rival na cidade sempre foi o Villa do Carmo, sendo também seus rivais municipais o Andaraí e o América de Barbacena.

Na década de 40, o time se profissionalizou e disputou a 2ª divisão do campeonato mineiro. Em 1957, o Olympic sagrou-se Campeão Regional da Liga de Juiz de Fora, ao derrotar o Tupi na grande decisão, em melhor de três partidas.

Em 14 de setembro de 1957, jogando em Barbacena, venceu por 2 a 1 o Atlético-MG, então Penta Campeão do estado, onde também realizou, uma ano antes, em 14 de outubro de 1956, o seu único amistoso enfrentando uma grande equipe do Rio de Janeiro, perdendo por 5 a 1 para o Botafogo. Foi também Campeão Regional em 1964.

Disputou em 1970, juntamente com o Vila do Carmo, o confuso Campeonato Mineiro daquele ano e novamente em 1971 onde, após seu rebaixamento, nunca mais retornou à primeira divisão.

Depois de longa espera, retornou aos gramados das disputas profissionais em 2003, funcionando em parceria com o Centro Universitário da UFMG, em Belo Horizonte. Já em 2004, foi campeão da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro (correspondente ao Módulo III), mas não conseguiu se manter no Módulo II, sendo rebaixado no ano seguinte.

Disputou ainda a Taça Minas Gerais de 2005, valendo vaga para a Copa do Brasil de 2006, mas o insucesso desanimou os dirigentes, que solicitaram o licenciamento junto à Federação Mineira.

Alguns jogadores do Olympic nas temporadas 2004 e 2005:

• Fred (Meia-atacante), eleito em 2006 o melhor jogador do campeonato Australiano, defendendo o Melbourne e convidado para atuar na seleção australiana. Atualmente está nos Estados Unidos.

• Diego Mourão (atacante), Macaé (atacante), Luciano (meia), Rolete (volante), Elmo (meia), Gleison (goleiro), Charles (volante), Arthur (lateral), Vander (lateral), Sandro (lateral), Binho (atacante), Robson (zagueiro), Dentinho (zagueiro), Márcio Pedra (zagueiro), entre outros.

É interessante lembrar que o time de 2005 não foi composto por jogadores desejados pelo técnico Prof. Jurandyr, que necessitou improvisar muitas posições com jogadores emprestados por outros clubes e que não estavam de acordo com seus desejos.

Outros personagens do Olympic campeão de 2004: Galo (roupeiro), Diogo (auxiliar técnico), Marcinho (preparador físico).

Atualmente seu Departamento de futebol dedica-se às categorias de base e ao futebol amador, disputando apenas o Campeonato de Barbacena e outros torneios regionais promovidos pela LBD (Liga de Desportos de Barbacena).

Lembramos ainda que o Voleibol Feminino foi Campeão Mineiro oito vezes destacando hoje a nossa querida atleta Sassá que iniciou suas atividades esportivas na Escolinha de Vôlei do Olympic Club.

Nossas atividades esportivas recentes são:

- Estádio Santa Tereza: Escolinha de Futebol dirigida pelo Prof. Hélio Otoni;

- Sede Social: Campeonato Brasileiro de Botão 2011: Às quintas-feiras 19:00 h;

- Sede Campestre: Campeonato de Inverno;

- Futebol Society: Às quintas-feiras 19:00 h.

Estamos disputando Campeonato Máster 2011.

     

Rua Teobaldo Tolendal, Nº 31.
Barbacena - Minas Gerais, CEP: 36200-010

olympicclub100@yahoo.com.br

-